24/05/2017 17h55

Empresas capixabas recebem treinamento para exportação

Com o objetivo de estimular as exportações de micro, pequenas e médias empresas capixabas, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações (ApexBrasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), promoveu a 1ª Ação de Exportação. Os encontros aconteceram nesta terça (23) e quarta-feira (24).

Cerca de 35 empresas capixabas, que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), participaram do evento, realizado no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

Foi uma grande oportunidade de contato, intercâmbio e aprendizado. A ação contou com rodadas de negócios entre as empresas capixabas e três trading companies (empresas comerciais que atuam como intermediárias entre empresas fabricantes e compradoras, numa operação de exportação ou de importação). Houve também uma oficina de marketing para exportação. Com as tradings, as empresas participantes tiveram a oportunidade de complementar sua qualificação e conhecer mais de perto a arte da negociação no comércio exterior. Ao todo, foram realizadas cerca de 100 rodadas de negociação.

O analista de negócio internacionais da Agência Brasileira de Promoção das Exportações (ApexBrasil), Rafael Porto, explicou que a agência, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, oferece capacitação e qualificação para empresas que querem exportar. No país são 7.300 empresas (para o período de 2015-2018), 146 no Estado. Ele explica que com capacitação, é possível ultrapassar as fronteiras do país. “O importante é que a empresa saiba que se ela estiver preparada, qualificada e buscar, ela pode galgar o comércio exterior, isso é possível, independente do grau de maturidade da empresa”, disse.

O gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento, Francisco Ramaldes, destacou que o evento, chamado de 1ª Ação Exportadora, é apenas uma das ações que as empresas do Peiex participam. O programa completa um ano no próximo mês. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é parceira do evento de capacitação. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard