18/07/2017 14h29 - Atualizado em 18/07/2017 15h10

Espírito Santo está implantando polo de Zona Franca e prepara missão empresarial

O Espírito Santo está implantando um polo de distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Estado e prepara missão capixaba ao Amazonas para atrair novos negócios. Essas iniciativas foram detalhadas na manhã desta terça-feira (18), em coletiva de imprensa convocada pelo Governo do Estado e realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. 

O entreposto está localizado no armazém da Terca, em Cariacica. A empresa venceu licitação realizada pelo Governo do Amazonas, após protocolo firmado com o Governo do Espírito Santo para instalar um polo da ZFM em território capixaba.

Vamos nessa missão a Manaus para fazer uma apresentação das vantagens competitivas do Espírito Santo, entre elas, a nossa posição geográfica, que é extraordinária. Tudo está conectado com avanços que conseguimos na área energética com novos linhões abastecendo o Estado, com as obras de modernização do Complexo Portuário, a conclusão das obras do Aeroporto de Vitória e, até o final do ano, vamos abrir as vias da Rodovia Leste-Oeste e iniciar as obras do Contorno do Mestre Álvaro. Um conjunto de intervenções animadoras em plena crise", destacou o governador Paulo Hartung.

Empregos e investimentos

A estimativa da Terca é de que a criação do centro de distribuição de produtos da ZFM no Estado crie aproximadamente 120 empregos, sendo 30 diretos (parte deles já contratados) e 90 indiretos. O investimento deve girar em torno de R$ 2 milhões com adaptações (já iniciadas) do armazém.

“Com essas ações, buscamos fortalecer a cadeia de distribuição e logística capixaba, tornando-a destaque no cenário nacional e internacional, movimentando a nossa economia”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.

Vantagens e como funciona

Com a criação do polo da Zona Franca no Estado, o Espírito Santo ganhará movimentação portuária, aérea, de serviços de armazenagem e de transporte de cargas, mantendo e ampliando a geração de negócios, impostos, empregos e renda.

Os produtos industrializados na ZFM serão remetidos ao armazém capixaba, em Cariacica, com suspensão do ICMS, para daqui serem destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou à exportação.

Missão ao Amazonas

A missão capixaba para o Amazonas acontecerá na primeira quinzena de agosto e servirá para que Terca e Governo do Estado apresentem o polo de distribuição da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo para empresas que já operem na ZFM.

Os objetivos são atrair empresas para utilizarem o armazém capixaba e também atrair novos centros de distribuição para o Estado, em função da localização próxima aos principais mercados consumidores, da infraestrutura logística e da existência do polo capixaba.

Saiba mais

O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Em 2014, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos fiscais especiais da ZFM até o ano de 2073.

A ZFM é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

A ZFM compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.

Entre os principais setores produtivos da ZFM estão: eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiro/joalheiro, metalmecânico, embalagens, químico, ótico, informática e de componentes eletrônicos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard