26/08/2019 13h26

Missão Capixaba colhe resultados positivos em road show em Santa Catarina

Uma missão capixaba, representando o Governo do Estado, participou entre os dias 19 e 23 de um road show, em Santa Catarina, em busca de investimentos para o Espírito Santo. O grupo visitou 14 empresas de cinco municípios catarinenses. Participaram da comitiva capixaba os assessores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Gabriel Feitosa e Janaína Belchior; e o diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Luiz Fernando Castro de Mello Leitão.

 

As empresas visitadas foram mapeadas pela equipe. Em comum, elas têm negócios ativos no Espírito Santo. “Uma delas chega a destinar 90% de sua produção para empresas capixabas, direcionando uma parte relevante de seu orçamento para o transporte do maquinário que produz. Mostramos à empresa como é muito mais produtivo ter uma planta no Estado”, exemplificou o líder da comitiva, Gabriel Feitosa.

 

O assessor disse ainda que o saldo das reuniões superou as expectativas. “Embora algumas empresas conhecessem o Estado, não estavam totalmente familiarizadas com aspectos importantes para o investidor. Elas e ficaram muito impressionadas com o ambiente de negócios positivo que proporcionamos. Também foram impactadas pelo fato de o Estado estar promovendo as visitas para apresentar as condições favoráveis”, relatou.

 

Segundo Feitosa, em uma escala de avaliação que vai de zero (possibilidade nula de vir para o Espírito Santo) a três (muito provável sua vinda), oito empresas se classificam entre as posições de “provável” e “muito provável”. 

Para a assessora Janaína Belchior, o trabalho não acaba agora, pois começa uma importante fase para que a intenção se transforme em decisão. “Vamos instituir um acompanhamento ativo, que é a terceira fase do nosso trabalho, após o planejamento e as visitas. É uma etapa muito importante, em que ficamos muito próximos ao empresário municiando-o de informações e assegurando a remoção de obstáculos para a sua vinda”, explicou.

 

O diretor de Negócios do Bandes também avaliou positivamente o trabalho realizado em Santa Catarina. “A iniciativa do Governo de ir até o meio empresarial tem um retorno positivo desses empresários. Nas reuniões mostramos aos potenciais investidores os diferenciais competitivos de se investir no Espírito Santo, pois temos um ambiente de negócios favorável à implantação de novos empreendimentos. Isso engloba a atuação do Bandes enquanto instrumento de apoio às políticas que gerem desenvolvimento objetivo e distribuído, que gerem oportunidades também para que as médias e grandes empresas possam encontrar, no Estado, um ambiente favorável”, detalhou Luiz Fernando Castro de Mello Leitão.

 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, as missões vão continuar. “Elas estão previstas no planejamento da Secretaria, e são importantes instrumentos na atração de investimentos ao Estado. A equipe agora se debruça sobre as lições aprendidas, para aperfeiçoar o modelo adotado, para que as novas visitas sejam ainda mais assertivas e possamos atrair empresas que queiram ampliar ou diversificar suas atividades”, destacou.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

 

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato

(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428

Wilson Igreja Campos

(27) 3331-4424

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard