06/02/2019 16h55 - Atualizado em 06/02/2019 17h28

Sedes acompanha embaixador de Luxemburgo em visita à ArcelorMittal Tubarão

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, acompanhou o Grão-Ducado de Luxemburgo, Carlo Krieger, durante visita às instalações da ArcelorMittal Tubarão, nesta quarta-feira (06), onde foram recebidos pelo presidente da empresa Benjamim Baptista.


A ArcelorMittal, fruto da fusão entre a Mittal Steel e a Arcelor, ocorrida em 2006, é a maior produtora de aço do mundo, sendo o principal fornecedor de produtos siderúrgicos para mercados como automotivo, construção, eletrodomésticos e embalagens. Presente em 60 países, em 18 deles com plantas industriais, está no Espírito Santo desde 1983.

Para o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Heber Resende, a ArcelorMittal Tubarão é representativa na economia capixaba, produzindo 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas a quente, e empregando mais de dez mil pessoas de forma direta ou indireta. “A localização do Estado permite que a empresa se beneficie do complexo logístico de portos, ferrovias e rodovias, o que é positivo para a disponibilidade de insumos e matérias-primas e para o transporte dos produtos nos mercados interno e externo”, explica.

Ele também destacou a importância da visita e o potencial tecnológico de Luxemburgo. "Os luxemburgueses são detentores do segundo maior projeto aeroespacial do mundo, e podem nos inspirar quanto ao desenvolvimento de futuros projetos na área tecnológica”, frisou Heber Resende.

Já o presidente da ArcelorMittal, Benjamin Baptista, destacou que a sede da empresa localiza-se em Luxemburgo, além de apresentar o histórico de crescimento do grupo no Estado.

“Temos uma excelente relação com Luxemburgo, que é onde está a nossa sede. Ficamos muito honrados com a vista do Grão-Ducado, Carlo Krieger, e satisfeitos pelo fato do Estado estar aqui representado pela Sedes. Temos muito orgulho da história que construímos em solo capixaba e desejamos fortalecer nossos canais de diálogo com o Espírito Santo e com os capixabas”.

O Grão-Ducado Carlo Krieger reforçou o potencial econômico do encontro. “Estou muito feliz com essa visita. Luxemburgo possui total interesse em estreitar os laços comerciais e as relações corporativas com o Espírito Santo”, disse Krieger.

Na comitiva estiveram ainda o adido Econômico na Embaixada de Luxemburgo, Felipe Diniz; o cônsul honorário de Luxemburgo em Minas Gerais e Espírito Santo, Paulo Henrique Vasconcelos; o secretário de Cultura, Fabrício Noronha e o subsecretário de Gestão Administrativa da Secretaria de Cultura, Pedro Sobrino Porto Virgulino.

Além da reunião com a diretoria da empresa, a comitiva também visitou o Porto de Praia Mole, o Centro de Pesquisas e reutilização da água do mar, além do Cinturão Verde mantidos pela ArcelorMittal.

A visita às instalações da siderúrgica faz parte da programação do embaixador em terras capixabas, que começou, na última segunda-feira (04), com uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande.

A comitiva visitou ainda a Vila de Luxemburgo, localizada em Santa Leopoldina, que recebeu imigrantes do país no final do século XIX. O objetivo da visita, a primeira da representação do país ao Estado, é estreitar os laços com o Espírito Santo e verificar possibilidade de novos negócios.



Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes
Andreia Foeger - (27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias - (27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard