11/09/2019 18h26

Sedes apresenta análise de competitividade para setor de bares e restaurantes

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) realizou, nesta quarta-feira (11), a apresentação da “Análise de Competitividade do Setor de Bares e Restaurantes do Estado do Espírito Santo, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes.

O estudo é previsto na legislação do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES) e é realizado anualmente para cada segmento beneficiado.

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, 140 empresas foram entrevistadas. De acordo com o levantamento, a maioria absoluta das empresas entrevistadas (59%) apresentou aumento do faturamento entre os anos de 2017 e 2018. Ainda segundo a pesquisa, dentre os principais fatores que contribuíram para os resultados estão o planejamento; novos formatos de abordagem aos clientes e readequação dos preços.

“O setor de bares e restaurantes é um importante aliado para o desenvolvimento do Estado, gera diversos empregos e, pela pesquisa, observamos que conseguiram manter-se competitivos mesmo diante das intempéries da economia nacional. Além disso, buscaram diversificar sua cartela de clientes, investindo em novas tecnologias de comunicação. Temos certeza que é um setor em franco crescimento no Estado, e a Sedes está à disposição para auxiliar no que for necessário”, explica o subsecretário de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Adson Thiago.

Sobre o Compete-ES

• O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – Compete/ES (Lei 10.568/2016) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na manutenção e/ou geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.
• Para participar do programa, os setores produtivos assinam o Contrato de Competitividade – Compete/ES, no qual assumem o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do País.
• Em contrapartida aos incentivos tributários concedidos, o setor produtivo pactuante se compromete a investir em ações que resultem em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard