26/12/2019 11h18

Sedes realiza 1ª reunião de implementação do Programa de Integridade

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) realizou a primeira reunião para a implementação do Programa de Integridade, com o objetivo de estabelecer um cronograma de trabalho e definir quais atividades serão concebidas. A implementação oficial do Programa será realizada no próximo mês de janeiro, quando será lançada uma portaria conjunta entre a Sedes e a Secretaria de Controle e Transparência (Secont). A reunião foi realizada na última segunda-feira (23).

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destaca que além de zelar pela ética e prevenção de atos de corrupção, o Programa está voltado para a melhoria contínua dos processos. “É importante ter diretrizes que deem cada vez mais transparência aos atos públicos. Essa medida também aumenta a transparência em relação à política de concessão dos incentivos fiscais, dos quais a Sedes é parte integrante do processo decisório”, afirma.

A assessora especial, Fabrine Schwanz, acrescenta que inicialmente o foco principal é mapear as iniciativas que a Sedes já realiza, dentro das pautas que contemplem o Programa de Integridade. “Em seguida, vamos oficializar o material para que a equipe de servidores tenha acesso e possa entender quais são as condutas esperadas no relacionamento com o público interno e com o mercado”, explica.

Além do auditor da Secont, Guilherme Antônio Machado Júnior, também estiveram presentes à reunião representantes da Unidade Executora do Programa de Integridade (UEPI) da Sedes, que foi instituída no início deste mês, entre eles: o gerente técnico-administrativo, Daniel Mendes Filho; e a chefe do Grupo de Planejamento e Orçamento, Karine Lyrio.

Programa de Integridade

O Governo do Espírito Santo instituiu o Programa de Integridade da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, em maio de 2019. Alinhada com as diretrizes estratégicas do Governo, a Sedes, em dezembro, instituiu a Unidade Executora do Programa de Integridade (UEPI), que é responsável por elaborar a proposta do Plano de Integridade da Sedes, com vistas à prevenção e à remediação de fraudes e atos de corrupção.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard