19/07/2019 17h19

Sedes realiza primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Central Sul

O município de Atílio Vivácqua recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Central Sul, que foi instituído em 16 de maio. Também compõem o Conselho representantes dos municípios de Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

No encontro, foram definidas as próximas etapas do Plano Regional, a fim de construir o diagnóstico territorial, quando serão definidas estratégias específicas que apontem os melhores projetos de desenvolvimento para a microrregião. As reuniões serão realizadas a cada 60 dias e a próxima está prevista para o dia 12 de setembro, no município de Vargem Alta.

Para o subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e coordenador executivo do Plano de Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, a reunião foi muito positiva. “Uma das premissas do Plano é a participação, pois o produto deste programa é uma obra coletiva. Estamos construindo, a várias mãos, o Espírito Santo que queremos, com oportunidades equilibradas para todos”, disse.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho da microrregião e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; o vice-presidente e prefeito de Vargem Alta, João Altoé; o técnico do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Alexandre Passos; e o prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes.



Sobre o Plano de Desenvolvimento Regional

O Plano de Desenvolvimento Regional, sob a gestão conjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria Estadual de Planejamento (SEP) e Instituto Jones dos Santos Neves,  tem como o diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo o Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades.

Por meio do plano, estão sendo criados nove conselhos regionais de desenvolvimento, para o atendimento de nove microrregiões capixabas: central serrana, sudoeste serrana, litoral sul, central sul, Caparaó, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os municípios da Região Metropolitana.

O objetivo dos conselhos regionais é criar um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área para, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard