03/06/2015 14h26 - Atualizado em 17/02/2016 15h14

União sinaliza ferrovia Rio/ES e modernização de BR 262 e Porto

No final da tarde desta quarta-feira (03), durante a audiência pública do Plano Plurianual ES 2016-2019, em Vila Velha, o governador Paulo Hartung anunciou que foi convidado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para participar na próxima terça-feira (09), às 20 horas, da Cerimônia de Anúncio da Nova Etapa do Programa de Investimento em Logística no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com informações repassadas pelo ministro, na oportunidade, a presidente Dilma Rousseff autorizará as obras para modernização da BR 262 , ampliação do Porto de Barra do Riacho e data da primeir a audiência pública sobre a construção da malha ferroviária interligando Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O governador comentou que a notícia chega em um ótimo momento, uma vez que o quadro econômico de arrecadação do Estado vem se deteriorando desde 2013, com a queda na arrecadação do ICMS e, atualmente, a situação tem se agravado por conta das quedas nos tributos recolhidos pelas atividades de exploração de petróleo.

"Estamos com receita em queda, mas operando dentro de uma realidade sustentável. O que nos permite atravessar essa crise e chegar ao outro lado com a casa arrumada e as contas em dia. Porém, ao acrescentarmos esse conjunto de medidas apresentado pela União e, que vai de encontro com a característica do nosso Estado, que é a logística, não tenho dúvidas que dará mais competitividade e impulsionará o desenvolvimento do Estado", analisou.

BR 262

O trecho da BR 262 entre Belo Horizonte e Vitória entrará no plano de concessões do Governo Federal. Isso será muito importante para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Potencializará, por exemplo, o escoamento de cargas pelos portos do Estado, principalmente vindas do Planalto Central. A melhoria do trecho também impulsionará o turismo, principalmente o da Região Serrana do Espírito Santo, além de reduzir o número de acidentes.

Nova poligonal no Porto Barra do Riacho

A mudança da poligonal do porto de Barra do Riacho possibilitará a ampliação do terminal privado existente (Portocel) e viabilizará a implantação de outros projetos (Imetame) portuários na região, pois a poligonal reduz a área delimitada como porto público. Está faltando apenas a autorização do Governo Federal para realizar a mudança.

Primeira audiência pública da malha viária interligando Rio e ES

A ferrovia EF 118 ligará a região da Grande Vitória à cidade do Rio de Janeiro e possui cerca de 700 km. A ferrovia passa pelo litoral do ES e RJ com acesso aos principais portos existentes e aos projetos futuros como o Porto Central, por exemplo.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes (27) 9.99445215

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard