Espírito Santo participa de mesa-redonda nacional sobre Fundos Soberanos em Brasília
.jpeg?v=638847135290257420)
O evento reuniu representantes do Governo Federal, fundos soberanos subnacionais e instituições estratégicas
O subsecretário de Gestão e Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Claudio Toribio Saade, representou o Espírito Santo, nesta terça-feira (03), no painel de abertura da mesa-redonda “Fundos Soberanos de Riqueza: Desafios Regulatórios e Oportunidades”, promovida pelo Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), em Brasília.
O evento, realizado no Salão Nobre do Ministério do Planejamento e Orçamento, reuniu representantes do Governo Federal, fundos soberanos subnacionais e instituições estratégicas para discutir os caminhos para a regulamentação dos fundos soberanos subnacionais brasileiros pelo Conselho Monetário Nacional.
O objetivo da participação do Espírito Santo é reforçar o compromisso do Estado com a inovação na administração de recursos públicos e com a promoção do desenvolvimento sustentável. O Estado é referência nacional em gestão fiscal e iniciativas de planejamento estratégico, sendo pioneiro na criação de fundos com foco em estabilidade financeira e transição ecológica.
De acordo com o subsecretário Claudio Toribio Saade, a regulamentação dos fundos subnacionais em âmbito nacional, desde que respeitada a autonomia federativa, será um passo fundamental para ampliar a segurança jurídica, fomentar investimentos e fortalecer a governança desses instrumentos em todo o país. “Estamos abertos ao diálogo e à cooperação entre os entes federativos e à construção de soluções que garantam um futuro mais estável e sustentável, sobretudo através da construção de políticas públicas perenes. Seguimos à disposição para contribuir com o debate, o Espírito Santo é a referência a ser seguida no plano nacional", disse.
Entre os materiais de apoio à discussão, o FFSB destacou o Boletim Especial “O Papel dos Fundos Soberanos na Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, com ênfase no artigo “Regulamentação de Fundos Soberanos Subnacionais: caminhos para inovação na administração de recursos não renováveis e transição ecológica”, de autoria de Leandro Ferreira. O boletim está disponível em: www.fundos-soberanos.org.br/producao-academica.