27/12/2022 10h46 - Atualizado em 11/01/2023 14h35

Governo conta agora com Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)

Foto: Hélio Filho/Secom

O objetivo é otimizar ações estratégicas e ampliar o desempenho das áreas de Desenvolvimento e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional.

O Governo do Estado transformou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) em Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e recriou a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A lei complementar nº 1.023 que institui as novas pastas foi publicada, no Diário Oficial do Estado, na edição de 26 de dezembro de 2022.

Ao desmembrar a pasta Sectides, o objetivo é otimizar as ações estratégicas e sua capilaridade de atuação, ampliando o desempenho as duas áreas ao promover a prestação de serviços de forma eficiente, por meio dos investimentos dos recursos públicos.
Para comandar a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a indicação do governador do Estado, Renato Casagrande é o deputado estadual, Bruno Lamas. Já a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) fica sob comando do vice-governador Ricardo Ferraço.

Promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo, visando a priorizar a inovação e a melhoria da qualidade de vida, em consonância com as diretrizes governamentais será a competência da Secti. Sua linha de atuação será pautada pela Educação Profissional; Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) permanece vinculada à Secti.

A Sedes terá como finalidade propor e implantar projetos que direcionem o desenvolvimento da economia capixaba; fortalecer a economia e a ampliação da renda per capita; coordenar estudos e ações voltados para a elevação do grau de produtividade, competitividade e da qualidade dos bens e dos serviços produzidos no Estado; analisar e avaliar a economia do Estado, buscando atrair, localizar e manter investimentos industriais; e buscar parcerias com investidores institucionais na formulação de novos programas de apoio ao setor produtivo. Desta forma, estão ligadas à pasta assuntos relacionados à Energia, Competitividade; Integração e Desenvolvimento Regional; Gestão e Parcerias; Atração de Investimentos e Negócios Internacionais; Projetos de Desenvolvimento Econômico.

Permanecem vinculadas à Sedes as entidades: Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás); o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP).

Foto: Helio Filho/Secom

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 /  1822 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site