Fornecedores em Rede

O Fornecedores em Rede faz parte do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente implementado pelo Governo do Estado, em 2020, para enfrentamento do cenário econômico imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa parte do princípio de que as Compras Públicas Governamentais podem ser utilizadas como estratégia de fomento ao negócio local resultando em emprego e renda para os capixabas.

Com foco nas pessoas, o programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) conta com parceiros como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Secretaria da Justiça (Sejus), a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Secretaria de Planejamento (SEO), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), além de entidades de classe. Essas parcerias foram firmadas com objetivo de garantir o retorno dos investimentos e recursos do Governo do Estado ao mercado local promovendo a abertura de novas vagas de trabalho, além de novas conexões de negócios para os fornecedores capixabas, gerando benefícios para os empreendedores, para o Estado e para a população.

O programa possui dois eixos de atuação sendo o primeiro Emprego e o segundo, Fornecedores. No eixo Empregos, o programa pretende estimular a contratação de mão de obra local a partir das demandas das empresas âncoras e aproveitando a base de dados disponível no Estado, criando uma conexão facilitada ao mercado. Já no eixo Fornecedores, a intenção é criar uma interlocução entre empresas âncoras e fornecedores capixabas, colocando-os em contato e assim ampliando o acesso aos mercados disponíveis.

As conexões entre empresas e possíveis são promovidas a partir da realização das Rodadas de Negócios, que se dividem em três etapas:

  1. Apresentação das oportunidades às empresas inscritas – realizado pelas empresas âncoras, onde serão apresentadas as oportunidades de fornecimento mapeadas, bem como, as exigências e critérios utilizados pela mesma na seleção de seus fornecedores;
  2. Reunião instrutiva - com o intuito de orientar os fornecedores para Rodadas de Negócios, onde serão realizadas pequenas capacitações e orientações para que os participantes tornem-se mais competitivos e preparados para as Rodadas e;
  3. A Rodada de Negócios – reuniões de curta duração a serem realizadas individualmente com as empresas selecionadas pela demandante através do formulário de inscrição.

Concluída a Rodada são realizadas pesquisas de satisfação com os participantes e um levantamento dos negócios gerados. Estes dados são unificados e passam a fazer parte de um catálogo contendo informações sobre as empresas, seus segmentos e contatos que servirá de fonte de informação para futuras demandas entre os envolvidos.

O projeto se conecta também com o programa Qualificar ES, contribuindo para promover a qualificação profissional do cidadão capixaba, assim como, parcerias com o Sesi/Senai que podem ofertar capacitações técnicas customizadas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site