11/04/2025 11h32

Sedes participa de encontro preparatório para a COP30 promovido pela EDP

O encontro reuniu autoridades, especialistas, lideranças e profissionais que têm atuado de forma ativa na construção de soluções para uma economia de baixo carbono

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou, nesta quinta-feira (10), do evento “EDP na COP30 – Do Espírito Santo ao Pará”, no espaço Ilha Buffet, em Vitória. O encontro exclusivo, organizado pela concessionária de energia elétrica, reuniu autoridades, especialistas, lideranças e profissionais que têm atuado de forma ativa na construção de soluções para uma economia de baixo carbono. O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

O objetivo foi promover um debate qualificado sobre o papel do setor elétrico, do governo e da iniciativa privada na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP30, que será realizada em Belém (PA), e seus impactos na agenda climática global. A programação contou com dois painéis temáticos: “Adaptação e Resiliência do Setor Elétrico no enfrentamento da crise climática” e “A importância da iniciativa privada na transição para uma economia de baixo carbono”.

Durante o evento, a EDP apresentou uma Carta de Intenções ao governador do Espírito Santo e presidente da Aliança Governadores pelo Clima e do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, destacando as ações da empresa voltadas à descarbonização da economia, promoção da transição energética justa e resiliência climática.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, o evento reforça o compromisso com um futuro mais sustentável. “Falar de transição energética é falar de desenvolvimento e justiça social. O setor elétrico, o governo e a iniciativa privada precisam atuar juntos para promover mudanças reais. O Espírito Santo tem dado exemplo, e é com união, investimento e visão que construiremos um Brasil protagonista na agenda climática global. Reafirmo meu compromisso com políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à energia limpa”, ressaltou.

Também participaram do evento o CEO da EDP na América do Sul, João Marques da Cruz; o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos; o diretor ESG da EDP, Dominic Schmal; além de representantes do setor público e da sociedade civil, como Robson Monteiro (Consórcio Brasil Verde), Lindemberg Reis (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - Abradee) e Eduardo Ávila (Revolusolar).

“A COP30 será um marco para acelerar ações concretas em prol da justiça climática, da adaptação e da ampliação das fontes renováveis. Este evento reforça o compromisso da EDP com a construção de um futuro energético mais seguro, limpo e sustentável”, afirmou João Marques da Cruz.

No Espírito Santo, a EDP vem investindo fortemente em redes mais robustas e automatizadas, infraestrutura moderna e soluções sociais como o “Comunidade Solar”, em parceria com a Revolusolar. A iniciativa leva energia solar e capacitação profissional à comunidade de Jabaeté, em Vila Velha, gerando economia para instituições locais e promovendo a inclusão energética.

Com mais de R$ 600 milhões destinados a um conjunto de 25 iniciativas do seu Plano de Adaptação Climática, a EDP reafirmou seu papel como agente transformador do setor energético brasileiro, aliando inovação, investimento e parceria com o poder público. O evento reforçou a importância da união de esforços entre setor elétrico, Governo e empresas para enfrentar os desafios climáticos e alcançar os compromissos globais da COP30.

Informações à Imprensa:           
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site