24/10/2025 10h39

Sedes realiza treinamento de servidores em Planejamento Estratégico em parceria com a SEP

O treinamento marca o início de uma nova etapa, reforçando o compromisso da pasta com o planejamento, a eficiência e a entrega de resultados

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) promoveu, nesta quarta-feira (22), um treinamento dedicado ao Planejamento Estratégico, sob assessoria da Secretaria de Estado de Planejamento (SEP). O encontro teve como objetivo transferir metodologias de gestão estratégica, capacitar os servidores e iniciar a elaboração do planejamento estratégico da Sedes, além de estruturar a carteira de projetos prioritários que serão gerenciados pela Subgerência de Gestão Estratégica de Projetos (SUBGEP).

O evento, realizado das 9h30 às 17h30, contou com a presença dos secretários de Estado Rogério Salume (Desenvolvimento), Álvaro Duboc (Planejamento) e do Diretor-Geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, que abriram o seminário com falas voltadas à importância da gestão, do planejamento e da integração entre as equipes do Governo do Estado.

Em sua palestra, o secretário Rogério Salume destacou a relevância de uma comunicação eficiente dentro das organizações e o papel do trabalho em equipe no alcance de resultados.

Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou o compromisso do Governo em disseminar metodologias modernas de gestão e planejamento estratégico entre os órgãos estaduais, promovendo integração e visão de futuro.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou um panorama histórico e econômico do Espírito Santo, destacando a transição do Estado de uma economia produtora para um modelo industrializado e, mais recentemente, voltado à inovação e à sustentabilidade. “Quem planeja tem futuro; quem não planeja tem destino”, disse Lira.

Ele também lembrou que o Espírito Santo é o único estado brasileiro com Fundo Soberano, inspirado em modelos internacionais de sucesso, como os de Singapura e Noruega, e que há R$ 137,6 bilhões em investimentos previstos até 2029.

Durante a tarde, os servidores participaram de uma dinâmica prática em grupo, aplicando os conceitos aprendidos na parte teórica. Divididos em equipes formadas por integrantes de diferentes setores, os participantes discutiram e mapearam as “partes interessadas” da Sedes — pessoas, órgãos e entidades — de acordo com o nível de engajamento e poder de influência sobre a secretaria.

O treinamento marca o início de uma nova etapa na gestão estratégica da Sedes, reforçando o compromisso da pasta com o planejamento, a eficiência e a entrega de resultados para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:           
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site