Carregamento de veículos Volkswagen entra no Brasil pela primeira vez pelos portos do Espírito Santo

Os automóveis modelo Taos chegam do México para serem distribuídos para o mercado nacional
O Espírito Santo se consolida como um importante polo logístico para a indústria automotiva com a chegada inédita de carregamentos de veículos da Volkswagen pelo Estado. A operação vai ocorrer no Porto de Vila Velha, na próxima segunda-feira (31). São 32 carros modelo Taos, trazidos pelo navio Dover Highway. Os automóveis chegam do México para serem distribuídos para o mercado nacional. As informações foram confirmadas em primeira mão à equipe da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).
Essa mudança na rota logística da Volkswagen representa um avanço estratégico, destacando a infraestrutura portuária capixaba e sua capacidade de receber grandes operações de importação. A iniciativa reforça o papel dos portos do Espírito Santo como hubs logísticos nacionais, impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades para o setor.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, destacou a importância desse marco. "A chegada desses veículos pelo Espírito Santo é um reconhecimento da nossa infraestrutura e eficiência logística. Isso abre portas para novas operações, fortalece a economia capixaba e gera empregos diretos e indiretos no setor portuário e de transportes", destacou.
Espírito Santo como porta de entrada de veículos ao país
A chegada de veículos da marca alemã pelo Espírito Santo acontece após a infraestrutura portuária capixaba ter se consolidado como a principal porta de entrada dos veículos da BYD no Brasil. Em 27 de fevereiro de 2025, o navio BYD Explorer nº 1 atracou pela primeira vez no Estado, no Portocel, em Aracruz, trazendo mais de 5,5 mil carros elétricos e híbridos da montadora chinesa. Essa foi a segunda viagem da embarcação ao país: anteriormente, ela havia atracado em Suape, Pernambuco, em maio do ano passado.
De acordo com dados do Sindicato do Comércio Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), o Espírito Santo consolidou-se como o maior importador de veículos de passageiros no Brasil. Até o final de outubro de 2023, as importações nesse segmento movimentaram US$ 1,2 bilhão, equivalente a R$ 5,8 bilhões. Esse desempenho destaca o estado como líder nacional na importação de automóveis, superando outros estados brasileiros.
Entre janeiro e maio de 2024, os portos capixabas receberam 75 mil automóveis, número próximo ao total de 83 mil registrados em todo o ano de 2023 e superior aos 57 mil de 2022.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br