Espírito Santo prioriza projeto estratégico de ship to ship no Porto de Praia Mole
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O projeto reúne fatores que conferem viabilidade e relevância: condições ambientais favoráveis, necessidade reduzida de dragagem e menor custo de operação.
O Espírito Santo se prepara para receber um novo e moderno terminal de petróleo e derivados: o Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, que será operado pela Blue Terminals, empresa da Zmax Group, com atuação consolidada no mercado de óleo e gás no País. O projeto do terminal de transferência de petróleo a contrabordo (ship to ship) é considerado prioritário para o desenvolvimento econômico do Estado.
O projeto reúne fatores que conferem viabilidade e relevância estratégica: condições ambientais favoráveis, necessidade reduzida de dragagem e menor custo de operação. Essas características reforçam a importância do empreendimento para a logística do setor de óleo e gás no País, com impactos diretos na competitividade do Espírito Santo.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, o Governo do Espírito Santo enxerga este projeto como um passo estratégico para o Brasil.
“A implantação do terminal em Praia Mole não é apenas um investimento relevante do ponto de vista econômico, mas uma decisão que fortalece nossa posição no setor de óleo e gás, amplia nossa capacidade de exportação e gera benefícios diretos para a população capixaba. Estamos tratando esse empreendimento como prioritário porque ele consolida o Espírito Santo como referência logística no Brasil e no exterior, amplia a geração de empregos e aumenta a arrecadação de royalties que chegarão aos municípios”, declarou o secretário Rogério Salume.
O terminal terá estrutura para receber navios de grande porte, incluindo os maiores do mundo, o que ampliará a capacidade logística e consolidará o Estado como um polo de referência no cenário nacional e internacional.
Com investimento estimado em R$ 340 milhões, o projeto deve movimentar até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano — aproximadamente 100 milhões de barris — e gerar efeitos significativos para a economia capixaba. Apenas em royalties, estima-se um incremento anual de R$ 80 milhões, distribuídos entre os municípios de Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%). Além disso, estão previstos cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos ao longo da implantação e operação.
“O Espírito Santo hoje é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, mas exporta pouco do que produz. Com esse investimento, nos consolidamos no mapa da exportação”, destacou o diretor executivo da Blue Terminals, Bruno Fardin.
O Governo do Estado ressalta que o empreendimento fortalece a posição do Espírito Santo como terceiro maior produtor de petróleo do Brasil e representa um avanço estratégico para ampliar a participação capixaba no mapa da exportação.
Além do aspecto econômico, o projeto é classificado como de baixo risco operacional. Entre 2017 e 2024, foram realizadas mais de 5.900 operações ship to ship no Brasil sem registro de incidentes. No caso de Vitória, a engenharia conceitual já foi concluída, com 44 simulações de manobrabilidade aprovadas e processo de licenciamento ambiental em andamento. A previsão é de início das operações no segundo semestre de 2026.
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