Governo do Estado lança SisInvest e moderniza pedidos de adesão a incentivo
Novo sistema centraliza pleitos do INVEST-ES e reduz burocracia para empresas
O Governo do Estado do Espírito Santo dá mais um passo na modernização do ambiente de negócios com a implantação do SisInvest, novo sistema digital que passa a concentrar os requerimentos de adesão ao Programa de Incentivo ao Investimento no Estado (INVEST-ES). A iniciativa visa promover mais fluidez, rapidez, padronização e desburocratização nos processos.
Até então, empresas interessadas em aderir ao INVEST precisavam acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), baixar formulários no formato Word, preenchê-los manualmente, convertê-los em PDF e encaminhá-los por meio do sistema E-Docs.
Com a implantação do SisInvest, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Sedes e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), os três tipos de pleitos do incentivo (“projeto estruturante”, “indústria” e “importação”) passam a ser realizados de forma totalmente digital e integrada, a exemplo do que já ocorre nos programas Compete e Gerar. As equipes técnicas das duas instituições se debruçaram sobre as demandas do programa e implementaram uma solução mais moderna e eficiente via sistema.
A partir de agora, as empresas preencherão diretamente no SisInvest todas as informações necessárias, como dados cadastrais, números de investimento, geração de empregos e demais requisitos do pleito. O acesso ao sistema será feito por meio do portal Acesso Cidadão, garantindo mais segurança e controle.
Segundo o subsecretário de Estado de Competitividade, Pedro Gomes de Sá Júnior, entre os principais benefícios do novo sistema estão a redução da burocracia, a otimização do tempo, a padronização dos pedidos e a mitigação de erros. “Diferentemente dos formulários em Word, que permitiam lacunas e interpretações diversas, o SisInvest conta com campos obrigatórios de preenchimento, impedindo o avanço do pedido sem o fornecimento completo das informações. Isso reduz o retrabalho, evita o “bate e volta” de documentos e torna a análise mais ágil e objetiva”, disse.
Após o envio eletrônico, o pleito passa por análise técnica da equipe responsável, seguindo um fluxo mais claro, seguro e eficiente. O novo sistema traz mais conformidade, controle e modernidade ao processo, representando um importante aperfeiçoamento dos instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico capixaba.
Com o SisInvest, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos, a eficiência administrativa e o fortalecimento de um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos investimentos no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br