05/06/2024 11h07

Governo do Estado oferta 200 vagas para capacitação e garante auxílio financeiro para profissionais do setor do vestuário

Foto: Léo Júnior/Vice-governadoria

Com a finalidade de atender à demanda por mão de obra qualificada no setor do vestuário no Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), anuncia a oferta de 200 vagas para cursos de confecção no “Trilha de Formação para o Setor do Vestuário”.

O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), no endereço www.aderes.es.gov.br.

Serão realizadas duas Trilhas de Formação, sendo que a primeira trilha é voltada para o Processo de Costura em Tecido Plano, com carga horária total de 170 horas. Nessa trilha, serão ofertados os seguintes cursos: Operação em máquina reta – tecido plano (40 horas); Operação em Overloque e Interloque em tecido plano (40 horas); Operação em máquinas especiais para tecido plano (60 horas); e Montagem de peças em tecido plano (30 horas).

Já a segunda Trilha de Formação é destinada ao Processo de Costura em Tecido Malha, com carga horária total de 170 horas. Os cursos ofertados nessa trilha serão Operação em Máquina Reta – Tecido Malha (40 horas); Operação em Overloque e Tecido Malha (40 horas); Operação em Máquinas Especiais para Tecido Malha (60 horas); e Montagem de Peças em Tecido Malha (30 horas).

Os alunos também vão ter uma aula de introdução em costura industrial (20 horas), além de aulas de empreendedorismo (4h) e de gestão financeira (4h). Os cursos serão gratuitos e ofertados nas unidades do Senai de Vila Velha, Colatina, Linhares e São Mateus.

"O Governo do Espírito Santo está viabilizando capacitação e apoio financeiro para a candidata ou candidato ter um incentivo e uma maior tranquilidade para se qualificar. A formação de capital humano é um trabalho constante da administração estadual. Há poucos dias mais de 4 mil jovens e adultos concluíram cursos do nosso Qualificar ES e agora serão iniciadas turmas em vários municípios com capacitação específica para o setor do vestuário, que é demandador de profissionais e está em expansão", destaca o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Ricardo Ferraço.

O diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, ressaltou que “os cursos de capacitação empreendedora têm como objetivo atender a uma demanda latente de qualificação do segmento do vestuário, em franca expansão na gestão do governador do Estado, Renato Casagrande. As aulas serão expositivas e práticas, fazendo uso das máquinas para colocar a mão na massa, após as atividades teóricas”, destacou Alberto Gavini.

Benefícios

O projeto, que será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), consiste na oferta de cursos rápidos, de qualificação, voltados para o segmento têxtil, proporcionando ao aluno todo o conhecimento necessário para empreender ou trabalhar na área da confecção.

Em um esforço conjunto entre a SEDES e a ADERES, o Senai vai ofertar aos alunos inscritos no projeto Trilha de Formação para o Setor do Vestuário vale-transporte, uma bolsa-auxílio no valor de R$200, por quinzena, além de lanche. Os interessados podem se inscrever no site www.aderes.es.gov.br até 16 de junho

"É gratificante observar como o setor do Vestuário tem contribuído significativamente para a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico, principalmente nas Regionais Centro-Oeste, Centro-Leste, Nordeste e Vila Velha – polos do Vestuário. Estamos falando de mais de nove mil empregos formais no Estado. O Senai está comprometido em ser um aliado estratégico, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessário para qualificar profissionais e fortalecer a indústria do vestuário", frisou o vice-presidente Administrativo da Findes, Eduardo Dalla Mura.

Parceria

O projeto Trilha de Formação para o setor do Vestuário é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento, com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco), além das prefeituras envolvidas.

Acesse aqui o edital https://aderes.es.gov.br/Media/aderes/Editais%20e%20anexos/CP057/Edital_057.2024_de_Seleção_do_EmpreendedorAluno.pdf

Assessoria de Comunicação - ADERES

Mariana Garrido