26/09/2023 14h59 - Atualizado em 26/09/2023 15h12

Governo do Estado, Vports e Prefeitura de Vila Velha firmam protocolo de intenções

Foto: Leonardo Tononi/Governo do ES
A assinatura aconteceu na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha e visa ampliar competitividade portuária e negócios associados.

Um dos maiores complexos portuários da América Latina está situado no Estado do Espírito Santo. Por aqui, passam operações de carga e descarga de ferro e aço, minério de ferro, petróleo e derivados e celulose. Recentemente, os portos capixabas se tornaram porta de entrada para carros elétricos vindos da China e realizou a primeira exportação de lítio verde no país. A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada na quinta-feira (21) durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.

Com a intenção de ampliar ainda mais a competitividade do setor, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), a Vports e a Prefeitura de Vila Velha firmaram Protocolo de Intenções para mapear novas oportunidades e possíveis investimentos que favorecem a geração de novos negócios, empregos e renda no território capixaba.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, reforça que o Governo do Estado trabalha para ampliar a competitividade do Estado e o segmento portuário tem enorme relevância para a movimentação da economia regional.

"Vamos trabalhar com evidências. Na última semana, um operador logístico que atua no porto de Vila Velha realizou a maior operação de crédito do nosso Bandes para ampliar a capacidade de trabalho na região. Essa cooperação que firmamos vai mapear possíveis investimentos em infraestrutura e incentivos e ações para estimular o desenvolvimento das atividades portuárias em âmbito local e regional”, disse.

Ainda segundo o vice-governador, o potencial instalado em Vila Velha é muito promissor e detalhar as oportunidades existentes para novos negócios reforça o novo dinamismo instalado no porto após a desestatização. “Estamos com esse trabalho voltado para ampliar a competitividade das operações e consequentemente estimulando a geração de empregos e renda nos mais variados ramos", complementou.

Já o diretor presidente da Vports, Ilson José Hulle Filho, falou sobre a parceria estratégica envolvendo a empresa, o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Vila Velha. “Há um ano, desde que iniciamos a gestão, permanecemos engajados no compromisso de manter um diálogo aberto e construtivo do Porto com a sociedade e os órgãos governamentais”, pontuou.

A parceria, afirma Hulle Filho, reflete o compromisso com o desenvolvimento, o foco na eficiência e a criação de oportunidades econômicas. “Estamos trabalhando lado a lado com o governo e outros stakeholders, unidos pelo mesmo objetivo. Vamos elevar o nosso complexo portuário a um patamar de excelência no cenário nacional e estamos confiantes de que juntos podemos alcançar resultados significativos e impulsionar o crescimento do nosso Estado.”

Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a parceria traz cooperação e geração de oportunidades. "Estamos trabalhando com muitas mãos, reforçando o compromisso com o Governo do Estado, de modo legal e bem transparente, para viabilizar condições de fazer esses incentivos para que a gente evolua num Estado e numa cidade competitiva nível Brasil. Não é um sonho apenas de um setor, de um vetor, é um sonho coletivo. Eu acho que vocês hoje aqui conseguem entender a importância da participação de cada um de nós, na importância para o desenvolvimento do Estado e da cidade", frisou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria