Sedes apresenta ParklogES em agendas em Brasília

Agendas debateram potencial logístico e tiveram como ponto central a apresentação do projeto ParklogES
A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou, na quarta-feira (15) e na quinta-feira (16), de uma série de agendas em Brasília (DF) para apresentar o projeto ParklogES a órgãos estratégicos do Governo Federal. O objetivo da iniciativa foi buscar apoio para a carteira de projetos ferroviários que inclui o contorno da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a requalificação da variante de acesso à região portuária de Aracruz.
Outro ponto central das reuniões foi a discussão sobre a inclusão do ParklogES nos instrumentos de planejamento de longo prazo do Governo Federal, como o Plano Nacional de Logística e o Plano Setorial de Transportes Ferroviários, além da priorização do ecossistema no Programa de Parcerias para Investimento (PPI).
Presente nas agendas, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Celso Guerra, afirmou que os investimentos em pauta têm potencial para elevar a eficiência da conexão do complexo logístico capixaba. “Estes projetos fortalecem a competitividade dos portos e ampliam o fluxo de cargas, especialmente de granéis sólidos”, pontuou.
A programação em Brasília funcionou como um “road show” com agendas com dirigentes e equipes técnicas de instituições como o Ministério dos Transportes, INFRA S.A., Ministério da Fazenda, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria Nacional de Parcerias para Investimento, Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
À frente da Sedes, também participou das agendas o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, que esclareceu que, durante os encontros, a necessidade dos investimentos foi amplamente compreendida e apoiada, tendo sido debatidas alternativas de financiamento e articulações com empresas e órgãos federais.
“As instituições reconheceram a prioridade do projeto, sobretudo por seu impacto na competitividade das exportações brasileiras e por contribuir para a solução de conflitos entre trilhos e comunidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. Outro aspecto destacado foi o alinhamento do ParklogES com o projeto de reindustrialização “Nova Indústria Brasil”, conduzido pelo Ministério da Indústria e Comércio”, afirmou Salume.
As agendas contaram com a participação de membros do Comitê Executivo e do Conselho Estratégico do ParklogES — entre eles representantes da Sedes, VPorts, Portocel, Imetame Logística, Fetransportes e da Diretoria Executiva do ParklogES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br