11/04/2025 16h29

Sedes participa de ação da Receita Federal que fortalece a economia circular no Espírito Santo

O evento marcou um importante passo no fortalecimento de uma cultura mais solidária e sustentável na gestão de bens públicos

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou, nesta sexta-feira (11), da I Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, promovida pela Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória. A iniciativa integra o programa “Receita Cidadã” e tem como objetivo destinar mercadorias apreendidas a projetos sociais, reforçando práticas de responsabilidade social, economia circular e sustentabilidade.

O evento, realizado no auditório da Receita Federal, em Vitória, reuniu representantes de diversas instituições e marcou um importante passo no fortalecimento de uma cultura mais solidária e sustentável na gestão de bens públicos.

Presente na solenidade, a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo, destacou o protagonismo do Espírito Santo nesse processo:

“A iniciativa da Receita Federal, especialmente da Alfândega do Porto de Vitória, representa um avanço concreto na agenda da economia circular e do ESG no Espírito Santo. Trata-se de um projeto que vai além da gestão de mercadorias — ele contribui diretamente para a transformação social, ao mesmo tempo em que inspira uma mudança de cultura no uso dos recursos disponíveis. O programa Receita Cidadã é uma potente fonte de impacto social e ambiental, com forte capacidade de sinalização e aceleração dessa agenda, justamente por sua ampla visibilidade com todos os setores econômicos da sociedade”, ressaltou a autoridade.

Além disso, segundo Rachel Freixo, o projeto converge de maneira clara com políticas públicas estruturantes do Governo do Estado, como o Plano de Transição Ecológica, o Programa Capixaba de Sustentabilidade, o Selo ESG-ES e o Compete-ES, que incorporam critérios de impacto ambiental e social em suas diretrizes. “Essa sintonia fortalece o posicionamento do Espírito Santo como referência nacional em desenvolvimento sustentável e inovação com responsabilidade social”, acrescentou.

Além das doações, o evento também contou com a entrega de placas de aposentadoria e homenagens a colaboradores com destaque na atuação da Alfândega.

Com isso, a Sedes reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, a inovação e o impacto social positivo no território capixaba.

Informações à Imprensa:           
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site