22/09/2025 16h57

Sedes participa de agenda que debate projeto de captura de carbono no Espírito Santo

O Espírito Santo se destaca pela infraestrutura de petróleo e gás, pela posição logística e pelas políticas públicas de inovação e sustentabilidade

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou, nesta quarta-feira (17), de reunião para tratar do programa ES Carbono Neutro: Programa de Incentivo a Projetos de CCS da Indústria, iniciativa desenvolvida em parceria entre o Governo do Espírito Santo, a Federação das Indústrias do Estado (Findes), a Petrobras e órgãos ambientais. 

O programa, entregue neste ano, durante reunião do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, visa transformar o Estado em referência nacional em descarbonização por meio da implantação de projetos de Captura, Transporte e Armazenamento de Carbono (CCS).

Sobre o assunto, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, reforçou o compromisso do Governo do Espírito Santo em colocar o Estado na vanguarda da sustentabilidade e da inovação. 

“O programa ES Carbono Neutro é um marco, pois representa a união entre poder público, iniciativa privada e instituições de pesquisa em torno de um objetivo comum: reduzir emissões e construir uma economia de baixo carbono. Temos condições únicas para isso: uma infraestrutura já consolidada no setor de petróleo e gás, uma posição logística estratégica e políticas públicas que priorizam inovação e sustentabilidade. Essa combinação nos coloca em vantagem competitiva e cria um ambiente favorável para atrair investimentos”, destacou Salume.

No mesmo sentido, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Celso Guerra, ressalta que o programa é carregado de pioneirismo. "Estamos entrando em uma fase decisiva para o projeto de Captura e Armazenamento de Carbono (CCUS), que é a definição das linhas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, bem como viabilização de fontes de recursos para seu financiamento. Este é um projeto pioneiro no Brasil e um dos poucos no mundo. Vai trazer novas tecnologias e novos negócios para o Estado, mas principalmente contribuir para a redução de uma quantidade muito expressiva de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, tese central do programa de descarbonização do Governo do Estado", disse.

A iniciativa faz parte do acordo de cooperação assinado em agosto de 2024 entre Findes, Petrobras e Governo do Estado, cujo objetivo é estruturar uma agenda conjunta para estudo e desenvolvimento de um projeto de CCS no Espírito Santo. O programa foi concebido por um grupo multidisciplinar formado por empresas e órgãos públicos, com objetivo de construir uma solução tecnológica comercialmente viável para retirar emissões de carbono em grandes indústrias, canalizando-as e reinjetando estes gases no subsolo para que lá fiquem depositados de forma permanente.

O ES Carbono Neutro se organiza em seis eixos estratégicos: inovação e fomento; incentivos fiscais e regulatórios; qualificação de profissionais; desenvolvimento do mercado de carbono; infraestrutura e investimentos; e monitoramento de projetos. Entre as ações previstas estão o direcionamento de recursos para projetos de CCS, a participação na formulação de legislações ambientais, a qualificação técnica e ambiental de agentes, bem como o estabelecimento de prazo até dezembro de 2027 para avanços importantes, como regulação do mercado de carbono e reserva de áreas para novos empreendimentos no Estado.

O Espírito Santo se destaca por sua infraestrutura existente no setor de petróleo e gás, por suas reservas e sua posição logística - dutos que interligam com outras regiões do país - e pelas políticas públicas de inovação e sustentabilidade. Esses fatores conferem ao Estado vantagem competitiva para ser pioneiro na implantação de soluções de captura de carbono no Brasil, fortalecendo sua economia, atraindo investimentos, principalmente empresas que buscam reduzir a pegada de carbono em seus processos e produtos, gerando emprego e promovendo uma industrialização cada vez mais sustentável.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site