08/04/2025 16h32

Sedes participa do lançamento da 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo

O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e reuniu autoridades, empresários e representantes do setor

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) esteve presente no lançamento da 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo, realizado nesta terça-feira (08) pela Federação das Indústrias (Findes). O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e reuniu autoridades, empresários e representantes do setor para apresentar dados atualizados sobre a relevância dessa matriz energética para a economia capixaba.

O Espírito Santo conta com uma trajetória consolidada no setor de petróleo e gás, sendo pioneiro na exploração do pré-sal e sede de duas grandes bacias produtoras. A edição deste ano do Anuário reforça a importância histórica e atual da indústria para o desenvolvimento do Estado, ao mesmo tempo em que destaca os avanços rumo a uma matriz energética mais sustentável.

Entre as novidades anunciadas, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, lembrou que a ES Gás, no contexto do programa ES + Gás, iniciativa do Governo que busca transformar o Estado em hub nacional de gás natural e biometano, prepara um plano ambicioso de expansão da rede de distribuição de gás natural, com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. “A iniciativa prevê a ampliação de mais de 500 quilômetros da malha de gás no Estado, fomentando o uso de energia mais limpa e acessível”, disse.

Vidigal também destacou que o Governo do Estado reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao disponibilizar uma linha de crédito estratégica, dentro do Fundo Soberano, para apoiar o processo de descarbonização da economia.

O investimento faz parte de uma política mais ampla, que inclui a captura de carbono e a busca por novas matrizes energéticas, com recursos oriundos do Fundo Soberano do Espírito Santo — reconhecido como o terceiro melhor do mundo e o primeiro da América Latina.

“A responsabilidade com o dinheiro público é o que permite ao Espírito Santo ser o Estado que proporcionalmente mais investe no Brasil, especialmente em infraestrutura, essencial para garantir um futuro de oportunidades”, pontuou o secretário.

Com um olhar para o futuro e os pés firmes em uma base industrial sólida, o Espírito Santo segue como referência nacional em responsabilidade fiscal, inovação e desenvolvimento econômico sustentável. “Como já dizia Pero Vaz de Caminha, ‘nesta terra, em se plantando, tudo dá’. No Espírito Santo, todo investimento bem aplicado retorna em crescimento e qualidade de vida para a população”, frisou Sergio Vidigal.

                                             

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes

Isabella Arruda

(27) 3636-9708

comunicacao@sedes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site