Sedes recebe reunião para apresentação de proposta inovadora de biocombustível
.jpeg?v=638797252165235590)
A BiomassTrust LLC desenvolveu uma tecnologia patenteada que permite a produção de pellets de madeira seguros para uso como biocombustível
Uma reunião estratégica foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em Vitória, na tarde desta segunda-feira (07), reunindo representantes da iniciativa privada e do poder público. O encontro teve como tema central a apresentação do projeto da BiomassTrust LLC, empresa que detém uma patente brasileira para a produção de um biocombustível inovador, voltado ao mercado global de descarbonização.Pela Sedes, participaram do encontro o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, e os subsecretários de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra; de Competitividade, Rachel Freixo; e de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Menezes, para discutir o avanço de projetos sustentáveis na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz.
Também estiveram presentes o assessor Comercial da Imetame Logística Porto, Marcelo Robers; o fundador e CEO da BiomassTrust LLC, Javier Farago Escobar; o diretor da BiomassTrust LLC, Flávio Ferreira; diretor Executivo da Imetame, Gilson Pereira; diretor Jurídico da Imetame, Bruno Carlesso; e subsecretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ramon Moreira.
A respeito da reunião, o secretário Sergio Vidigal destacou a importância do projeto da BiomassTrust como uma iniciativa inovadora que alia tecnologia, sustentabilidade e geração de empregos qualificados, fortalecendo a ZPE de Aracruz como um polo estratégico para a economia capixaba. “A proposta, ao transformar um passivo ambiental em ativo econômico, está alinhada aos compromissos do Espírito Santo com a transição energética e com a economia circular. A Secretaria de Desenvolvimento reafirma então o seu papel como ponte entre o setor produtivo e as oportunidades de crescimento sustentável”, disse.
Na perspectiva da subsecretária Christiane Menezes, o projeto representa um passo decisivo rumo à sustentabilidade, aliando tecnologia patenteada à utilização de resíduos florestais para a produção de biocombustível de alto valor agregado. “Essa iniciativa fomenta a geração de emprego qualificado e promove o aumento da renda local. Acreditamos que a inovação é o motor do desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como esta posicionam o Espírito Santo na vanguarda da transição energética e da economia circular”, frisou.
Também para o subsecretário Celso Guerra, a atração de investimentos como esta está muito alinhada com as políticas de descarbonização e inovação do governo Casagrande e desta secretaria de Desenvolvimento. “Junto ao setor privado, estamos conectando o Espírito Santo ao comércio exterior e a um futuro de oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
Projeto da BiomassTrust
A BiomassTrust LLC, fundada por Javier Farago Escobar, desenvolveu uma tecnologia patenteada que remove o cloro da madeira de eucalipto, permitindo a produção de pellets de madeira seguros para uso como biocombustível em mercados internacionais. A proposta da empresa é utilizar o pó de serra, atualmente um passivo ambiental no Espírito Santo, como insumo principal na produção de biocombustível de alto valor agregado. Essa iniciativa está alinhada às metas de sustentabilidade e economia circular, contribuindo para a redução de resíduos e emissões.
Além dos benefícios ambientais, o projeto da BiomassTrust tem potencial para gerar empregos qualificados e atrair investimentos para a região de Aracruz, impulsionando o desenvolvimento econômico e social local. A inclusão do projeto no Fundo Soberano está sendo considerada, o que poderia ampliar sua capacidade de execução e expansão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br