Sedes reforça protagonismo do Espírito Santo em neoindustrialização e transição verde durante evento na Findes

O evento contou com painéis que trouxeram discussões sobre o papel do Espírito Santo como polo de diversificação da indústria brasileira.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedes) participou do evento realizado pela Apex Partners, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, nesta quarta-feira (30). A presença da Sedes no debate buscou reforçar o papel estratégico do Espírito Santo no futuro da indústria nacional e na liderança da economia verde no Brasil.
Em sua fala no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, destacou a missão da Sedes em atrair investimentos e construir pontes entre o Espírito Santo e o mundo. “O Estado está organizado e pronto para ser apresentado ao mundo com estratégia, competitividade e ambiente de negócio favorável. A nossa infraestrutura será o motor da transformação. Sem infraestrutura não há que se falar em mobilidade e, consequentemente, em oportunidade”, afirmou.
Durante o terceiro painel do encontro, “Do petróleo à economia verde", Salume aproveitou a oportunidade para comentar o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos. “Vamos transformar o que hoje é desafio em oportunidade. O tarifaço está aí, mas vamos fazer dele uma alavanca. O Espírito Santo tem todas as ferramentas para liderar essa mudança: infraestrutura moderna, fundo soberano, licenciamento ágil e gente qualificada”, disse.
Salume ressaltou que o Espírito Santo é o único estado do país que destina parte dos royalties do petróleo para um fundo de descarbonização, com meta climática até 2030, e anunciou que o nome da gestora do Fundo seria divulgado ainda nesta quarta-feira. O fundo, de R$ 500 milhões, será usado para impulsionar projetos que levam em conta a transição energética.
O evento contou ainda com painéis que trouxeram discussões sobre o papel do Espírito Santo como polo de diversificação da indústria brasileira e que mostraram como o estado vem se destacando como referência em sustentabilidade. Também participaram do evento o presidente da Findes, Paulo Baraona; o fundador da Apex, Fernando Cinelli; o vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação, Américo Buaiz Neto; o presidente da ES Gás, Fábio Bertollo; entre outros.
“Em todas as mesas, ficou clara a visão de que o Espírito Santo está pronto para liderar a neoindustrialização brasileira, com ações concretas, gestão fiscal equilibrada e investimento estratégico em inovação, educação e sustentabilidade. O momento exige agilidade, inteligência e cooperação. O mundo está mudando e o Espírito Santo está preparado para sair na frente”, ressaltou Salume.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br